8 de jun. de 2012

Em entrevista, Fábio de Jairo desabafa

Nesta sexta-feira (08) o policial Rodoviário Federal Fábio de Lima Bezerra, conhecido popularmente no município como Fábio de Jairo foi o entrevistado no programa Ponto de Vista da rádio Filadelfia Fm no distrito de Pão de Açúcar. Fábio é uma pessoa que a há muito tempo está presente no meio político de Taquaritinga do Norte. Fábio já foi coordenador nas campanhas de Bruno Araujo no ano de 2002, do ex-prefeito Zeca em 2004, de Rony Curvêlo em 2006, de Evilásio em 2008 e Diogo Moraes em 2010.

Recentemente Fábio havia feito uma declaração que foi publicada no blog de Júnior Albuquerque dizendo que não subiria em um palanque onde estivesse o ex-prefeito Zeca e Elisberto Costa, quando questionado por Alberes Xavier sobre essa declaração, Fábio não quis evidenciar os motivos por ser uma questão pessoal e por os nomes citados não estarem presentes. 


Confiram os principais trechos da entrevista:

Sobre a saída de sua esposa Magda Lucélia que foi secretária de Turismo da prefeitura:

Quando Magda assumiu a secretaria, o trabalho que ela vinha desempenhando era um trabalho de conscientização para tentar fazer com que as coisas acontecessem... Por que como é que uma cidade pode ter o título de cidade turística se ela não tem o turismo para oferecer? Foram feitas conferências e hoje alguns bares e restaurantes se modernizaram por conta de projetos que visaram oferecer ao turista uma melhor hospitalidade...
Mas não teve como prosseguir por que em diversas situações pessoas que fazem parte da administração não colaboraram e fizeram por onde atrapalhar em muitas situações, coisas de gente com mal vontade... uma tentativa de boicote. Evilásio sabe de todas essas situações, embora deixando bem claro que todas as vezes que alguém colocava uma dificuldade e que ela ligava para Evilásio, de imediato ele mandava resolver... Mas me diga uma coisa, aí um secretário vai está o tempo todo tendo que ligar para o prefeito, para o prefeito ligar para um colega de pasta para dizer a ele que é pra ele colocar alguma coisa a disposição?
A Secretaria de turismo não dispunha de uma estrutura, não tinha carro, não tinha nada... Era totalmente dependente das outras secretarias. Então muitas coisas que se esperava fazer, não se fez e a gente sabe que tinha gente por trás de tudo isso.

"O maior problema hoje, da administração, é que está cheio de gente com mal vontade, gente que tem o rei na barriga se achando acima de tudo e de todos..."

Sobre o ex-prefeito Zeca:

As situações que aconteceram durante a campanha de Diogo em 2010 me fizeram perceber, isso eu digo sem medo de tá errado, que existe muita gente a quem Evilásio dá mão e na hora que ele precisa dá as costas, porque foi complicado.

A gente queria fazer as coisas justamente visando fazer a campanha funcionar mas aí você via as pessoas que tinham mais do que obrigação em ajudar, tipo secretários, diretores... Essas pessoas não estavam ali ao lado de Evilásio, não estavam ali pensando no grupo, estavam pensando neles.
Quando em 2006 eu resolvi votar em Rony Curvêlo, todo mundo já sabia que eu não fazia mais parte de nada... Onde eu não votaria no candidato do prefeito da época, Zeca. Isso aconteceu logo depois da reeleição de Zeca, quando ele não teve sequer consideração... Ele faltou com respeito com todo o grupo da coordenação, inclusive com o vice-prefeito, quando se negou a conversar com o grupo, que já havia se reunido duas vezes em Pão de Açúcar, por que a gente tinha feito a análise da campanha e estávamos tentando entender o porquê de numa eleição ganhar por 350 e na eleição seguinte por 230, estando no poder, ou seja, alguma coisa estava errada. Então a gente reuniu, o grupo de Taquaritinga e o grupo de Pão de Açúcar, aproximadamente umas trinta pessoas, foi marcada a reunião na casa de Evilásio, inclusive com Lulu e Zeca sequer teve a consideração, deixou tudo certo e depois deixou a gente lá feito um monte de "papa-angú" esperando.

Sobre o deputado Diogo Moraes:

Quanto a questão Diogo Moraes... Eu me sinto decepcionado... Fui coordenador da campanha e eu não fui sequer convidado para a posse dele. Na época inclusive Geovanne ligou pra mim e perguntou: "Rapaz Diogo não te convidou não? Nem o prefeito te convidou?"  Então... Ele não tem condições hoje de ser o deputado do grupo.

Sobre sua participação nas eleições 2012 em Taquaritinga do Norte:

Hoje eu não teria motivos para não votar em Evilásio e Lero. Agora participar da campanha, pra deixar bem claro aqui, eu não tenho como me envolver, por que muitas das pessoas que eu saí decepcionado e que eu sei o quanto complicaram Magda como secretária e pessoas que eu sei o quanto se acovardaram na eleição de deputado, que estava nas minhas costas... Então eu não tenho como está fazendo uma campanha com essas pessoas. Eu já cansei e tentei falar com Evilásio... 
Aí você vê depois, mal termina a eleição, pessoas que não colaboraram em nada, muito pelo contrário só atrapalharam na campanha de deputado, sendo agraciadas 15 dias depois com uma viagem para passar uma semana em Brasília, aí tenha paciência... Eu acho que não é por aí.

Em Taquaritinga todo mundo sabe que não há espaço para sair três candidatos com chances de vitória, a oposição sabe que para ganhar uma eleição ela teria que ter um candidato partindo de Pão de Açúcar. Tem muita gente achando que a saída de algumas pessoas que não fazem mais parte do grupo calabar hoje, não faz diferença, pessoas como: Leonardo e Eduardo Arnóbio, Acácio do Sindicato são pessoas que eu sei o quanto elas foram importantes nas eleições de Zeca e de Evilásio.

São pessoas que são fundamentais e que sabem conversar com outras pessoas, essa semana Acácio até me disse: "O que eu lutei para colocar no poder eu vou lutar para tirar!"

Aí tem gente que olha e diz que Chico Malaquias não faz diferença... Tenha paciência! Um voto faz falta, quanto mais pessoas que sabem fazer política e sabem onde buscar o eleitor, sem dar nada, apenas transmitindo a certeza de que o candidato dele vai ganhar.

Quanto a questão do candidato a Vice da oposição, há muito tempo eu acho e venho dizendo que o nome para "Vice" não tem outro a não ser Demir, não tem outro que consiga somar como ele. Todo mundo sabe que nesses votos de Demir tem uns 200 votos que são de calabar, evidentemente que ele como vice-prefeito é o único que pode levar essas pessoas que votaram nele.

Faz cinco eleições em Taquaritinga que o povo vem escutando isso: "...Ou você é aliado de Jânio ou então você é contra Jânio." Todo mundo aqui escutou isso a vida inteira.
Esse ano é diferente, esse ano o prefeito é Evilásio, Jânio não é mais candidato. 
A leitura desse ano é a seguinte: "...De um lado é quem está com Evilásio e do outro lado quem é contra ele." Então a única chance do grupo de oposição partir para uma campanha competitiva, é com o candidato a vice sendo Demir.

Eu acho engraçado quando alguém da situação diz que vai ganhar com 2 mil votos, eu sinceramente não vejo isso, não tem condições... Quando você vê a cada dia a quantidade de pessoas que não fazem mais parte do grupo, gente saindo da situação e indo para a oposição. 

Fábio disse ainda que desde que assumiu um cargo na Igreja, prometeu ao Padre que não se envolveria na campanha. As declarações de Fábio são consistentes e importantes devido ele ser uma pessoa que sempre participou dos principais acontecimentos políticos de Taquaritinga do Norte. Agora é aguardar para sentir o calor da campanha e ver se alguém que participou de várias eleições ficará longe de um processo tão envolvente como a política local.

por Paulo Pereira
do PEmais

Um comentário:

.

.